Thaísa Helena
"A leitura somente proporciona à mente os materiais do conhecimento;
é o pensamento que faz nosso o que lemos".
                                               John Locke



É..... apropriar-se do conhecimento. Até onde vai o domínio do saber? Será que a maneira como ele é
mediado para nós é eficaz?
Como podemos ver nossa sociedade abarca uma série de transformações na educação.
Uma delas, a que mais vou articular neste post, é a diferença entre a educação tradicional e a formativa.
A educação formativa tem por natureza partir dos erros do aluno para propor a aprendizagem; já a tradicional utiliza os erros pra reforçar a "impotência" do aluno diante de uma nota ruim e o discurso prepotente de seu professor. Na educação formativa, a escola como base da vida faz sentido, pois ela estimula o aprendizado, ela se coloca à disposição de auxiliar o aluno a aprender a se desenvolver. É uma educação contínua.
Dessa forma vemos que essa educação é benéfica, pois tanto os professores quanto os alunos participam no processo de aprendizagem.Já que esse tipo de educação incentiva a criatividade, podemos utilizar como forma de avaliação os portifólios eletrônicos. Meios de articular os conteúdos de forma livre e construtiva levando em consideração os seguintes princípios:

  • Reflexão: através do pensamento crítico e sistematizado o aluno define o que produzir.
  • Construção/elaboração: estimula a autonomia e a responsabilidade do aluno.
  • Criatividade: é importante para que o aluno busque ideias inovadoras. Evitando a reprodução.
  • Autoavaliação: Embora a opinião do professor seja importante, o aluno tem a capacidade de perceber onde pode avançar .
  • Parceria:o trabalho é realizado em conjunto: professores e alunos
Penso que se no meu tempo de formação inicial a educação seguisse os parâmetros formativos minha formação não seria tão engessada. Embora consiga articular pensamentos e discursos, por vezes me pego sentindo falta de algo pronto o qual eu possa reproduzir. Trágico, mas é verdade. =/

Marcadores: | edit post
2 Responses

  1. Juliana Says:

    "Penso que se no meu tempo de formação inicial a educação seguisse os parâmetros formativos minha formação não seria tão engessada. Embora consiga articular pensamentos e discursos, por vezes me pego sentindo falta de algo pronto o qual eu possa reproduzir."

    me too! (Trágico, mas é verdade. =/)


Postar um comentário