"O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo".
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
Ah, o tempo, como gostaríamos de controlá-lo. Algumas vezes queria ter o poder de voltar atrás e modificar algumas coisas, evitar constrangimentos ou situações dolorosas. Por outras gostaria de acelerar os momentos enfadonhos da vida. Mas a verdade é que somos escravos do tempo e cabe a nós vivê-lo em sua plenitude a cada época. É importante não queimar etapas, elas tem um objetivo central em nossas vidas, precisamos passar por cada uma delas para nos tornarmos plenos.
Lembrei agora do filme Click, onde o personagem principal acelerava a vida com um controle remoto, mas dessa forma ele deixou de crescer como ser humano e perdeu a importância dos detalhes que compõem a vida. Coisas tão simples que marcam para sempre nossa trajetória.
A Bíblia tem um capítulo inteiro para falar sobre o tempo. Em Eclesiastes 3 encontramos os mais diversos estágios que o tempo nos proporciona: tempo de amar, tempo de aborrecer, tempo de guerra, tempo de paz, tempo de chorar e tempo de rir.
Hoje, ao levantar-me pela manhã fiquei pensando em como essa história de tempo tem feito sentido pra mim. Algumas vezes é tempo de calar, deixar que o coração e a razão façam as pazes para que a vida prossiga. Nesse tempo de quietude e afastamento do que nos aborreceu, podemos refletir para não darmos com os "burros n'água". Ao contrário do que muita gente diz, o tempo não faz nada, ele só passa. Nós é quem decidimos o que fazer enquanto os dias escorrem pelos nossos dedos.
"O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou". Ec 3:15
Que tenhamos a sabedoria de aproveitar bem os dias que nos são concedidos para desfrutarmos do que Deus tem pra nós.